Joinville, terça-feira, 23 de abril de 2024 Telefone (47) 3423-1900

Seminário destaca os 20 anos do Ipreville Joinville

28/06/2016

Seminário destaca os 20 anos do Ipreville Joinville

Na apresentação do balanço de gestão do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Joinville (Ipreville) na comemoração de 20 anos de criação, a presidente Marcia Alacon destacou o “controle social” como o modelo de gestão que garantiu o sucesso da instituição. “Estamos falando de um modelo de partilha do poder que garante transparência, fiscalização e democracia das decisões”, explicou. Lembrou também que além do controle interno, por meio dos conselhos e da gestão feita unicamente por servidores de carreira, o Ipreville se submete à permanente fiscalização de órgãos governamentais como o Ministério da Previdência e Tribunal de Contas. “É um modelo que ter nos referenciado entre os institutos próprios de previdência de todo Brasil”, afirmou. Fundado em 1996, a partir do rompimento com a previdência federal (INSS), o Ipreville acumulou em seus primeiros dez anos um fundo de pensão da ordem de R$ 500 milhões. Em 2011, o fundo de aposentadorias e pensões alcançou a marca do R$ 1 bilhão, chegou aos R$ 2 bilhões no ano passado e atualmente esse valor já está na casa dos R$ 2,6 bilhões. O seminário foi realizado no Teatro Juarez Machado com todos os seus 500 lotados por servidores aposentados e da ativa. Na abertura, como forma de reflexão, a presidente Márcia Alacon perguntou aos presentes: “Por que ter previdência? O que seria do Brasil sem sistema previdenciário?”. E explicou: “Estamos falando de um sistema participativo e solidário que funciona como instrumento de proteção social dos segurados e seus familiares”. Citou como contraponto a atual realidade do Estado do Rio de Janeiro, que está atrasando pagamentos de servidores e aposentados, gerando enorme tensão social. Presente ao encontro, o prefeito Udo Döhler destacou que o Ipreville é uma das instituições de previdência pública mais sólidas do pais. “Isso foi alcançado pelo intenso e sério trabalho envolvendo os servidores durante esses 20 anos. Podemos dizer com clareza que o servidor público de Jonville é referência não só no Estado de Santa Catarina, mas do país”. Palestra Além da apresentação do balanço de gestão, o seminário teve palestra motivacional pela educadora e escritora Dulce Magalhães sobre “A arte de viver bem com a vida”. O seminário foi marcado pelo fechamento da Cápsula do Tempo, em que segurados do Ipreville depositaram mensagens em forma de texto e imagens em que manifestam suas opiniões sobre como será o Ipreville em 2036 e o que desejam aos segurados nos próximos 20 anos. A cápsula ficará exposta no saguão da sede do Ipreville. Também foi feito o lançamento do livro “Narrativas e Memórias do Servidor Público na Construção de Joinville”, de Joel Gehlen, em que foram entrevistados 74 aposentados e 42 servidores ativos que relataram suas experiências no serviço público e testemunharam a complexidade do trabalho de cuidar da cidade e das pessoas. O livro contou com o patrocínios das seguintes entidades: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Bradesco S/A. Nesta quarta-feira (29) a programação prossegue com a realização de uma tribuna livre de apresentação do balanço de gestão 2006/2016 na Câmara de Vereadores a partir das 17 horas. A programação será encerrada na quinta-feira com a caminhada Xô Preguiça, com saída às 9 horas da praça Nereu Ramos, em frente a sede do Ipreville.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 23/04/2024 13:00:36