Joinville, segunda-feira, 29 de abril de 2024 Telefone (47) 3423-1900

Chuvas Isoladas

Administração - Domingo, 07 de Abril de 2024

Dia Mundial da Saúde: A história inspiradora de Cecíria Carvalho do Nascimento

Celebramos histórias inspiradoras de pessoas que mantêm uma vida ativa e saudável, independentemente da idade.

Dia Mundial da Saúde: A história inspiradora de Cecíria Carvalho do Nascimento

Entrevista com Cecíria Carvalho do Nascimento, servidora aposentada do Ipreville, coordenadora do Centro de Convivência da Melhor Idade - CCMI do Bairro Itaum em Joinville, com mais de380 medalhas e troféus  sendo a maioria da modalidade natação, porém também coleciona premiações de outros esportes.

Conheça a trajetória de Cecíria Carvalho do Nascimento, uma mulher prestes a completar 80 anos, que continua inspirando a todos com sua vitalidade e determinação.

Trajetória Profissional e Conciliação Familiar: Cecíria começou sua carreira como professora nas escolas rurais e, posteriormente, ingressou no magistério da prefeitura de Joinville, onde atuou por mais de 25 anos. Mesmo com as responsabilidades familiares, ela sempre encontrou tempo para conciliar sua carreira e maternidade, garantindo que seus três filhos recebessem uma educação sólida e se tornassem pais de família responsáveis.

Atividade Física como Estilo de Vida: Aos 56 anos, Cecíria descobriu sua paixão pela natação e desde então se tornou uma atleta dedicada, participando de diversos campeonatos estaduais e sul-americanos. Além da natação, ela pratica vôlei, caminhadas e outras atividades físicas, mantendo-se ativa e saudável ao longo dos anos. Dona Cecíria carinhosamente chamada por todos de Cissa comenta orgulhosa “Na natação, eu nado os 4 nados: borboleta, peito, costa e livre. Já participei dos campeonatos estaduais, sul brasileiro e sul-americano. Tive a oportunidade de representar nossa cidade em diversos campeonatos no Brasil e na América do Sul como: Argentina e Buenos Aires”.

A dona Cissa conta que nessa trajetória da natação, também participou de maratonas aquáticas e 6 (seis) travessias em mar aberto (Bombinhas e São Francisco do Sul), sendo uma delas noturna (Bombinhas).

Lembra carinhosamente que sua primeira medalha foi na piscina da Associação Atlética Banco do Brasil de Joinville - AABB, e que foi essa premiação que a encorajou a participar das olimpíadas municipais de Joinville por diversas edições, conquistando assim diversas medalhas.

Cuidados com o Corpo e Alimentação: Para Cecíria, a saúde é resultado de uma combinação de sabedoria, boa alimentação e descanso adequado. Ela sempre cuidou de sua alimentação e corpo, garantindo que se mantivesse saudável e com energia para suas atividades diárias.

Cuidados com a Mente e Participação em Eventos Esportivos: Além das atividades físicas, ela também se preocupa com sua saúde mental, participando de eventos esportivos e culturais, como os Jogos Regionais, onde demonstra sua dedicação e preparo físico. Prestes a completar 80 anos, continua participando ativamente desses eventos, inspirando a todos ao seu redor.

Nossa entrevistada é uma força da natureza e inspira a todos com sua vitalidade, energia, determinação e bom humor. Ela nos conta que é coordenadora do Centro de Convivência da Melhor Idade em Joinville e que por lá ela é conhecida como “Mami” ou “Vó” de mais de 60 idosos que fazem parte do grupo.

Depois de aposentada não  parei, aprendi a pintura de tela em tecido e sempre praticando esportes como vôlei, caminhada e natação, mas também busquei a socialização e até hoje continuo jogando peteca com grupo de amigos e praticantes de esportes e atividades coletivas", comentou dona Cissa.

Nossa entrevistada nos conta orgulhosa que o grupo de idosos participa das olimpíadas municipais há  23 anos na modalidade dança coreográfica e complementa “Criei o grupo de dança coreográfica e estamos brilhando até hoje”.

Dona Cerícia tem uma energia que inspira e finaliza dizendo: “Vou fazer 80 anos em setembro, mas ainda não parei, já vou participar dos jogos municipais este ano na dança coreografada e levar o meu grupo amado também nas modalidades: canastra, truco,  dominó, bocha, general, dança de salão e coreografada”.

E para encerrar, Mami deixa o convite: “Quem quiser conhecer nosso grupo, estamos todas as segundas, quartas e quintas-feiras no Centro Social Urbano do Itaum”.

Mensagem Inspiradora: A vida não termina com a aposentadoria, ela está apenas começando. Sua mensagem para os amigos aposentados é aproveitar cada minuto com sabedoria e gratidão, mantendo-se ativos e saudáveis, sempre com Deus no comando.

Neste Dia Mundial da Saúde, celebramos a história de Cecíria Carvalho do Nascimento, uma verdadeira inspiração de saúde, vitalidade e determinação. Que sua jornada inspire a todos a cuidarem melhor de sua saúde e bem-estar, independente da idade.

Cecíria Carvalho do Nascimento, servidora aposentada do Ipreville

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024